Intérprete de Libras: Preparando para a batalha, como ser um profissional ainda melhor

Os surdos têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade. Assim, surgem também novas oportunidades em diversos níveis e nos mais variados espaços, tanto públicos, quanto privados. Dentre os profissionais solicitados está o intérprete de Libras.

Esta é uma antiga profissão, que veio a ser reconhecida somente com a Lei Federal nº 12319/2010, após muita luta desta classe.

Nos últimos anos, tem surgido cursos livre preparatórios, cursos técnicos, o curso Letras/ Libras e até mesmo várias pós graduações na área. As oportunidades são para todos os gostos. No entanto as vagas ofertadas ainda estão aquém da procura pelo intérprete de Libras no mercado.

Como ser um intérprete de Libras ainda melhor

Para o melhor exercício da profissão, uma das mais importantes – e mais negligenciadas – fases de uma tradução/ interpretação para a Libras é o momento da preparação. Outros  sabem de sua importância, mas não tiram o máximo proveito necessário. Resultado? Problemas por vezes desnecessários no momento da prática. Cansaço mental. E os surdos, público alvo da interpretação para a Libras, podem até mesmo não compreender a mensagem como deveriam.

Enfrentei desafios semelhantes por muito tempo. Neste caminho encontrei algo simples e muito poderoso: a Escrita de Sinais (SignWriting). Desde então, minha prática tradutória mudou exponencialmente.

Se você já passou por problemas como o descrito acima, ou está se preparando para ser intérprete de Libras, descubra nesta vídeo aula uma incrível dica para aproveitar ao máximo esta importante fase da interpretação.

 

Gostou? Deixe seu comentário Abaixo. Sua opinião é importante para mim

 

Sobre o Autor

Madson Barreto

Eu acredito que surdos e ouvintes merecem ter a Liberdade de se expressarem e se comunicarem fluentemente em Libras..

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien