Porque a gramática da Libras é difícil (O maior inimigo do aprendiz de Libras)

Na nossa aula anterior, vimos Porque Esquecemos Sinais da Libras, como isso afeta nosso dia a dia e por fim, como podemos corrigir o percurso e evitar este problema.

Nesta aula vamos conversar sobre o Português Sinalizado, o maior inimigo de quem vai aprender Libras. Muitos pensam que a gramática da Libras precisa se apoiar na Língua Portuguesa, mas não é assim.

Para falar sobre este tema, quero contar minha história. Comecei a aprender Libras por volta dos meus 13 anos de idade. Foi sinal por sinal, durante mais de 2 meses e meio de curso.

Só no final do curso ele começou a contextualizar os sinais da Libras com exemplos.

Posteriormente eu fiz outro curso de Libras, e fui contextualizando mais meu aprendizado. Mesmo assim, alguns anos depois, quando comecei a trabalhar profissionalmente com surdos, enfrentei inúmeros desafios. Porque eu pensava que já era fluente na Libras, mas continuava usando o Português Sinalizado, mesmo sem saber.

A Libras e o Português Brasileiro são duas línguas distintas e independentes. A gramática da Libras tem elementos semelhantes à do português, e muitos outros elementos diferentes também.

As situações que me levaram ao Português Sinalizado foram diversas, dentre elas, destaco as benditas (ou malditas?!) anotações da Libras em língua portuguesa, descrevendo os sinais (no vídeo explico melhor). E isto me condicionou a pensar em português, não em Libras.

Se é um curso de Libras, porque se apoiar tanto no português? As atividades geralmente consistem em pegar anotações em glosas (veja exemplos na vídeo aula) e sinalizar em Libras. Que armadilha para o aprendiz em Libras! É como se os verbos em Libras não tivessem conjugação verbal… mas têm sim! Elas ocorrem de forma diferente da Língua Portuguesa. Esse tipo de comparação nos distanciam de uma sinalização efetiva em Libras.

Então como podemos evitar essas armadilhas do maior inimigo do aprendiz de Libras? Bem, este é o assunto desta vídeo aula.

 

Gostou? Deixe seu comentário Abaixo. Sua opinião é importante para mim

 

Sobre o Autor

Madson Barreto

Eu acredito que surdos e ouvintes merecem ter a Liberdade de se expressarem e se comunicarem fluentemente em Libras..

15 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien