Como superar seus desafios para aprender Libras

Na nossa aula anterior vimos sobre ratos no cérebro e como eles minam seu aprendizado da Libras. Nossa aula de hoje é sobre como superar seus desafios para aprender Libras. Pegue papel e caneta porque hoje tem atividade prática.

Reflita comigo: com certeza você já deve ter ficado doente alguma vez. Como o médico faz? Usa várias perguntas que vão te ajudando a entender o que está acontecendo. E melhor ainda, ajuda ele mesmo a entender os sintomas e dar um diagnóstico adequado.

Para o exercício de hoje você precisará de uma folha limpa (frente e verso) e isso vai te ajudar muito no objetivo de aprender Libras. De um lado, escreva: quando você pensa na Libras, o que te trava? Quais medos surgem? Quais obstáculos te atrapalham? O que te impede? O qual ruim isto é para você? Escreva os desafios que você tem enfrentado para superar estes obstáculos.

Pause o vídeo para fazer a atividade.

Ok, muito bem, parabéns! Se fez atividade, parabéns! Você atingirá seus resultados. Quais foram os sentimentos que vieram para você? O que sentiu? Reflita sobre isso neste momento.

Do outro lado da folha, escreva como seria sua vida se já fosse fluente na Libras. Que tipo de conteúdo teria acesso por aprender Libras e agora ser fluente na Libras? Quais sonhos poderia realizar? Quais serão as novas oportunidades? Oportunidades profissionais, quais? Quais seriam os resultados financeiros? Como seria para você esta experiência de ser fluente na Libras? Quem são as pessoas que você poderia impactar?

Pause o vídeo e faça a atividade

Como foi para você realizar esta segunda parte da atividade? O que sentiu? Reflita novamente sobre isso.

Perceba a diferença! Talvez tenha vindo um sorriso no seu rosto. Uma alegria imensa! Isso nos mostra que devemos sempre nos focar onde queremos chegar, não nos desafios que enfrentamos. Mire em seus ideiais. Foque nos seus sonhos. Isso te dará a força necessária para superar todos os desafios de aprender a Libras.

No espaço para comentários abaixo, Compartilhe comigo quais são seus desafios e seus sonhos em relação à Libras. Simplesmente copie abaixo o que você escreveu na atividade.

Muito obrigado pela sua interação. Ela me dá uma força incrível para produzir mais conteúdos…

Sobre o Autor

Madson Barreto

Eu acredito que surdos e ouvintes merecem ter a Liberdade de se expressarem e se comunicarem fluentemente em Libras..

18 ComentáriosDeixe um comentário

  • Olá!
    Sou a Ana de Francisco Morato SP
    Gosto muito de suas explicações e ajudas por isso tinha vontade imensa de saber mais pois libras pra mim é muito importante não é pra ganhar dinheiro não que eu não precise mas pra poder conseguir ter mais facilidade em comunicar com os surdos e expandir amizades porque gosto muito de fazer amigos
    Bom era isso é eu tinha pra passar pra você, tenha um ótimo final de ano e de um grande beijo na Raquel por mim!

  • Bom dia Madson! Fico feliz por sua interação conosco, em referencia ao aprendizado da libras. Acredito que o sonho é imenso, com a fluência garantida. Acredito que estivesse ensinando uma receita de bolo, ou qualquer outra coisa, saborosa, onde a intenção é vê-la pronta o quanto antes, pra satisfazer o apetite, ou desejo! Fico grato pelas dicas abrçss!

  • GOSTEI MUITO DESTA AULA, COMO ENVIEI O E-MAIL ESTOU ANGUSTIADA SEI LIBRAS , TENHO BOM VOCABULÁRIO, ENTENDO O QUE OS SURDOS FALAM, MAS QUANDO VOU PARA UMA AVALIAÇÃO TRAVO E ME SAIO MUITO MAL. OBRIGADA.

  • GOSTEI MUITO DESTA AULA, COMO ENVIEI O E-MAIL ESTOU ANGUSTIADA SEI LIBRAS , TENHO BOM VOCABULÁRIO, ENTENDO O QUE OS SURDOS FALAM, MAS QUANDO VOU PARA UMA AVALIAÇÃO TRAVO E ME SAIO MUITO MAL. OBRIGADA PELA SUA INTERAÇÃO.

  • Amo libras ,já fiz vários cursos, mas tenho muito dificuldade em aprender libras. Suas aulas são muito boa e mais um incentivo para que eu possa continuar a aprender a libras.

  • MADSON SUA AULA E ANIMADORA PARA MIM ,POIS MUITAS VEZ ME SINTO INSEGURA POIS NÃO SEI SE O SURDO ESTA ENTENDENDO O QUE ESTOU FALANDO, QUERO TER ESSA CONFIANÇA QUE MINHA MANEIRA DE SE EXPRESSAR ESTAJA CORRETA, PRECISO AUMENTAR MEU VOCABULÁRIO, AMEI RECEBER O LIVRO TENHO CERTEZA QUE VOU APRENDER MUITO

    • Ei, Rosenilda, obrigado pelo feedback. Fique firme em seu objetivo de ser fluente na Libras. Estou preparando novos conteúdos e em breve enviarei para você e para quem está cadastrado na lista de email. abraços

  • Meu fantasma principal é a dificuldade de acompanhar as falas dos surdos eles são muitos rápidos e minha mente é muito lenta. Eu amo libras mas não consigo acompanhar as mãos dos surdos neem a datilolm nos sinais e nem a datilolm fia me sinto muito triste.

  • Gosto muito de seus comentários… essas dicas de caminhos e reflexões são excelentes, só sinto falta de vc usar um pouco de Libras na sua fala … ex: nome, seu sinal e algumas outras falas mais curtas, vc poderia fazê-los em libras, para que vendo, fixemos mais.

  • respostas: Negativas
    1-O medo de fazer sinal errado e o deficiente auditivo ficar bravo!
    2-Me trava não entender o sinal feito por eles.
    3-Os obstáculos,medo de não conseguir terminar o curso esquecer tudo e perder tempo e dinheiro.
    4-O que impede,o medo, ao contrario de ruim é muito bom.
    respostas:Positivas
    1-Eu fluente, seria feliz sonho realizado.
    2-Meus relacionamentos seriam ótimos e meu foco de dialogo seria os deficientes auditivos.
    3-Resultados financeiros seria um pouco melhor.
    4-Eu fluente já, eu seria capaz de ir além dos meus sonhos,tipo viajar ajudar o próximo.
    5-As pessoas que eu iria impactar tenho certeza que minha família pelo meu esforço e os colegas que duvidam da minha capacidade….

    Foi maravilhoso tudo isso, o questionário foi tudo de bom,e suas palavras me ajudaram muito para correr atras dos meus sonhos e não desistir mesmo…
    estou indo para o terceiro módulo de libras…tenho muitas dificuldades…e as vezes parece que não vou conseguir …mais sempre busco ajuda nos blogs e sempre encontro forcas para lutar…parabéns pelo seu trabalho …vou acompanhar todos os seus videos e suas dicas sempre …um ótimo 2017 abraços!

    • Olá,Sandra.

      O prof. Madson, tem pesquisado, qual área os alunos tem mais
      dificuldade. Está preparando vídeos aula, para tirar as dúvidas
      de cada um de vocês. por isso esteja sempre atenta aos teus emails,
      para aproveitar bem cada oportunidade.

      Abraços
      Maria Barros.

  • tudo que ajuda o outro faz muito bem para nós.estou na faculdade de pedagogia e quero me sair muito bem nesta mateira e poder me comunicar com os demais e muito bom.

  • Olá Madson, gostei muito das suas aulas e gostaria de receber em meu e-mail as suas aulas e vídeos me ajudariam bastante pois tenho medo, vergonha e não consigo memorizar os sinais. Agradeço muito!

    • Olá, Ivanilda.

      Parabéns pelo seu ministério com as crianças!
      É muito importante; ensinar a palavra de Deus
      para elas nesta idade.
      você trabalha com alguma criança surda?

      Abraços.
      Maria Barros.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien