Descubra como escrever a Libras de maneira eficaz – Escrita de Sinais (SignWriting)

 

“A definição de loucura é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferente” Einstein

Ano após ano, mais e mais pessoas começam a estudar a Libras… a triste realidade é que ninguém tem o cuidado de ensinar como estudar a Libras… como memorizar sinais… como usar os sinais no dia a dia sem medo…

Assim também aconteceu comigo e com tantos outros amigos.
E por causa disso, demorei quase 8 anos para alcançar a Fluência na Libras de Verdade…
E só consegui este resultado quando dediquei mais de 2 anos pesquisando técnicas de aprendizado e estudo de idiomas,
sendo que muitos destes materiais não estão disponíveis no Brasil.

Nesse caminho, conheci a Escrita de Sinais (SignWriting) no DEIT-Libras (Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Libras), mais conhecido como Dicionário Capovilla. Depois de anos de anos de estudo e pesquisa, tenho visto no dia a dia como esta escrita é poderosa e eficaz…

Nesta aula, você vai aprender o passo a passo para escrever sinais da Libras com facilidade, e como fazer suas próprias anotações que vão ajudar você a se lembrar dos sinais quando mais precisa…

 


Gostou? Deixe seu comentário Abaixo. Sua opinião é importante para mim

 

Sobre o Autor

Madson Barreto

Eu acredito que você também pode Aprender Libras, ser fluente e se aprofundar ainda mais. A liberdade de conversar em Libras fluentemente com os surdos não é questão de tempo, e sim de metodologia. Amo ajudar as pessoas a irem para o próximo nível.

27 ComentáriosDeixe um comentário

  • muito bom, estou fazendo pos graduação em libras, e estou em duvida se faço o meu tcc com o tema em escrita da libras ou a estoria do surdo da minha cidade, e esses videos estão me ajudando muito.

  • Concordo com tuas observações e percebo a escrita de sinais como muito interessante. Abordei esse tema no artigo final do Curso de Especialização em Educação – Ênfase em Educação de Surdos – UFPel. Inclusive utilizei muito o livro de vocês na pesquisa bibliográfica.Parabéns pelo trabalho!

  • A escrita da LIBRAS é perfeita para o exercício diário da língua de sinais. A região cerebral da memória visual é ativada e o tempo gasto em buscar na lembrança a descrição em português (escrito), transforma-la em sinal permite a eliminação dos espaços vazios na comunicação. O vácuo na comunicação (momento de busca do sinal na memória) é normal nos que estão aprendendo e não dominam a LIBRAS. Mas sua frequência e tempo de busca causam vergonha, constrangimento e até a desistência pelo aprendizado.
    A proximidade visual das práticas da LIBRAS e da língua de sinais escrita tem me dado bons estímulos, apesar, da falta de contato com surdos.

  • Madson, com sua explicação parece que não é TÃO… difícil!
    No vídeo só tive uma dúvida, os * (vou chamar de asteriscos) que você utilizou para o sinal de orar/rezar significa o toque entre as mãos? Ou seja, o simples fato de você bater duas vezes com as mãos é representado por esse símbolo *?
    Assim como a colega Cristiane, também estou na pós-graduação de LIBRAS, terei a disciplina Escrita de Sinais e não quero fazer feio, rsrsrrs.
    Seu livro tem me ajudado bastante.
    Abraços.
    Verane.

  • Verane,

    o símbolo de asterisco (*) é chamado de Tocar. Ele indica contato.
    2 toques? Use 2 asteriscos.
    Quando as mãos se tocam , como no sinal de rezar/orar,
    é utilizado esse símbolo para representar o contato.
    Veja mais na página 54 do livro.

    Madson Barreto.

  • OLHA! ESTOU IMPRESSIONADA,TENHO O DC CAPOVILLA E OLHAVA AQUELES DESENHOS E ACHAVA QUE SERIA UMA DIFICULDADE ENTENDER OS SIGNIFICADO E HOJE VENDO ESSE VÍDEO FOI COMO SE O CÉU SE ABRISSE SOBRE MINHA CABEÇA, QUE DEUS TE ABENÇOE!ABÇS

  • Olá Madson,

    Gostei bastante de seu trabalho e esforço de divulgação da libras escrita…Com suas atitudes sinto-me incentivado a conhecer mais sobre a matéria, contudo, ainda estou me organizando para fazer novos investimentos nesse estudo de libras…Continuo lhe acompanhando à distância e aproveito para lhe mandar felicitações.Abraços.

  • Gostei muito deste vídeo,espero receber outros para aprofundar ainda mais meus conhecimentos.Estou tendo contato com alunos surdos e preciso de novas experiências para ajuda-los ainda mais.Obrigada!

  • Realmente, Madson, o registro dos sinais por meio da escrita ajuda muito na memorização. E, mais importante ainda é a perpetuação destes sinais registrados que serão lidos em qualquer tempo sem modificações na sua estrutura, evitando equívocos de entendimento dos sinais produzidos.
    Excelente trabalho.

  • Olá, sou estudante de pós em LIBRAS qro mto aprender SignWriting, é de suma importancia a linguá escrita, parabéns pela iniciativa!!!
    qro comprar o livro, mas não tenho cartão… me ajuda ai

  • Olá, estou na segunda fase do curso técnico em tradução e interpretação em libras- IFSC. Sou iniciante na libras, mas já me interessei pelo escrita da libras porque, acredito que irá me ajudar na memorização e sinalização dos sinais. Como uma futura intérprete vou precisar de muitos sinais e também fazê-los com agilidade e perfeição. Estou lendo o livro escrita de sinais 2 edição e estou adorando, mas preciso de ajuda como estes vídeos para continuar os estudos, porque sozinha é bem complicado no início.
    Obrigada pela ajuda, Madson e Raquel Barreto!!!

  • Bom dia Madson.
    Estou adorando seus vídeos. Sinto muita dificuldade em compreender o que está escrito, mas suas explicações nos vídeos, são maravilhosas. Parabéns!!!
    Espero em um futuro bem próximo, poder ensinar aos meus alunos surdos. Um forte abraço.

  • Oi, lindinhos! rsrs…
    Sou instrutora de LIBRAS e deficiência auditiva profunda, trabalho na escola especial…
    É muito bom para estudar as escritas de sinais, já imaginei para o futuro como fica que os surdos aprendendo isso? Trocando mensagens, cartas e tal.. E já mostrei alguns alunos mas não chamaram a atenção e vou tentar a surpreender-los !
    Alguns desenhos que tenho dúvida talvez que eu não conhece alguns sinais de diferentes cidades..
    Em breve, eu gostaria mandar as minhas duvidas pra vocês, Raquel e Madson…

    Continuem assim! Parabéns!

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien