A Escrita de Sinais no dia a dia do tradutor intérprete de Libras (1/5)

Aprender Libras, por si só já traz muitos desafios a quem está fixado na cultura ouvinte e projeta o olhar sobre o surdo a partir desta perspectiva, muitas vezes, etnocentrista. Quem almeja ser, ou é, tradutor intérprete de Libras necessita desenvolver inúmeras habilidades, às quais geralmente levam muito tempo…

No entanto, existem estratégias, atalhos, que podem abreviar o tempo e facilitar o desenvolvimento do tradutor intérprete de Libras. A Escrita de Sinais tem se demonstrado uma das mais poderosas estratégias para aprender Libras, se aprofundar nesta língua e, até mesmo, melhorar significativamente o trabalho como professor de Libras, professor de surdos e ainda como tradutor intérprete de Libras, sem contar o auxílio aos pesquisadores da Libras.

A profissão do tradutor intérprete de Libras tem crescido e se expandido cada vez mais. A cada dia são novos desafios, novas oportunidades. Muitas delas estão diante de nós e não conseguimos ver.

A Escrita de Sinais oferece desafios ou possibilidades ao Tradutor intérprete de Libras?

Assista a aula acima e descubra…

 

 

Gostou? Deixe seu comentário Abaixo. Sua opinião é importante para mim

 

Sobre o Autor

Madson Barreto

Eu acredito que você também pode Aprender Libras, ser fluente e se aprofundar ainda mais. A liberdade de conversar em Libras fluentemente com os surdos não é questão de tempo, e sim de metodologia. Amo ajudar as pessoas a irem para o próximo nível.

34 ComentáriosDeixe um comentário

  • Realmente Madson muito bom seus videos obrigada por nos ajudar postando estes videos, eu estou para começar a ser intérprete em uma faculdade e nao fazia ideia, obrigada por me ajudar e realmente ainda não entendo muito bem dos Sing nada nada se vc tem algum video que ensina esses sinais desenhados q veio dos estados unidos para cá. realmente acho um pouco complicado se vc puder me ajudar obrigada mt bom !!!

  • Amei, conhecimento nunca é demais. Parabéns essa iniciativa tanto ajuda a nós intérprete e os surdos de todo o Brasil. Valeu!

    Quando tiver cursos de escrita de sinais me avise quero participar.

  • Parabéns pela inciativa, voce fala de modo claro e simples. Considero Sua Crônica nesta apresentação como uma interessante contribuição para estimular nosso interesse quanto a escrita de sinais. Fico agradecido por ter acesso a seu texto.

    • Obrigado pelo retorno, Elandson.
      A Escrita de Sinais é fantástica e tem inúmeras aplicabilidades
      para os usuários das línguas de sinais.
      Continue acompanhando as postagens através de seu email.

      Abraços,
      Madson Barreto

  • Parabéns Prof Madson pela sua iniciativa de compartilhar seus conhecimentos na área da escrita de sinais. Sou de São Luís e aqui infelizmente ainda não fazemos estudos específicos nesta área. É muito legal e interessante ver com essa metodologia pode ajudar os interpretes e as pessoas Surdas. Gostei muito, parabéns!!!! Gostaria de aprofundar meus conhecimentos nesta área…. Estou fazendo o curso avançado de Libras, ainda não atuo na área, mas sonho em contribuir e aperfeiçoar meus conhecimentos na área da Surdez!!! Abraços!!!

  • muito bom dia

    Eu faço parte do ministerio de Libras da Igreja Bola de neve, Tive aulas na faculdade de letras, mas a distancia preciso me aprimorar por este motivo busco curso.
    estou em são paulo.
    voces tem curso a distancia.

    é preciso fazer o Pro-libras para atuar como interprete?
    grata.

  • COMO SÃO AS COISAS, EU PROCURANDO ALGO PARA MAIS INFORMÇÃO E PARA MEU APENDIZADO EM LIBRAS DOU DE CARA COM UMA INFORMAÇÃO SOBRE ESCRITA DE SINAIS, E AI APARECEU UM MONTE DE ??????? TIPO , O QUE É ISSO !!! COMO ASSIM !!!! E ME APAIXONEI,DE PRIMEIRA ASSIM NÃO ACHEI FACIL NÃO ADMITO, MAS COM PRÁTICA DE SER ÓTIMO, QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA E QUE ESTE PROJETO ME AJUDE A ENTENDER MELHOR E QUE COM ISTO A INTERPRETAÇÃO MELHORE A CADA DIA, AFINAL OS SURDOS MERECEM O MELHOR . OBRIGADA POR ME CONCEDER ACESSO,PARABÉNS Madson Barreto.

  • Agora entendi o propósito do site! Muito boa iniciativa Madson, realmente seu vídeo explicou bem como a sign writing pode ser útil! Tomei conhecimento dela pelo meu curso de libras, que apenas nos apresentou de forma breve como é o funcionamento da escrita. Mas na ocasião não dei muita bola, não vi esse potencial nela. É fácil de aprender? É rápido? Através desse livro q vc indica, consigo aprendê-la de forma que já possa começar a utilizá-la?
    Vc está fazendo um belo trabalho disseminando a libras escrita, pois hoje, após seu vídeo, a vejo como uma excelente ferramenta de aprendizado e memorização de sinais, porém são pouquíssimas as pessoas q a entendem, o q a torna muito restrita.

  • Olá, Madson, fiquei bastante interessado na escrita libras, inclusive acabei de comprar seu livro no site. Tenho interesse em desenvolver um projeto de mestrado sobre a escrita libras. Gostaria de pedir sua ajuda para meu referencial teórico. Sou professor de português no Governo do Distrito Federal e faço especializaçao em libras, além de estar estudando na Feneis para me formar em Intérprete de libras. Gostaria muito de sua ajuda pelo seu vasto conhecimento dessa escrita. Desde já agradeço.

  • Olá, Madson, embora ainda não saiba a escrita de sinais acredito que seja de grande relevância para o tradutor intérprete de libras e também para o próprio desenvolvimento e oficialização dessa escrita no Brasil. Maravilhoso seu vídeo. Estou cursando o terceiro período de letras Libras pela UFPI, e fazendo um curso de Formação de tradutor intérprete de Libras pelo CAS- Piauí, e não vejo a hora de poder usar a escrita de sinais fluentemente, pois acredito que será de grande ajuda para minha qualificação profissional.

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien